Núcleo de Estudos da PGM realiza palestra sobre ‘Comunicação Institucional’

Procuradoria
05/10/2023 19h14

Iniciando o calendário de ações do Núcleo de Estudos da Procuradoria-Geral do Município (PGM), foi realizada na tarde desta quinta, 5, a palestra “Comunicação Consciente no Ambiente Institucional”, ministrada pela advogada Adriana Fontes. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, onde procuradores, assessores e estagiários tiveram acesso a conceitos comportamentais, bem como debateram a importância da comunicação na rotina do ambiente de trabalho.

Em uma breve explanação dos benefícios decorrentes da palestra, o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso destacou conceitos e a importância de uma comunicação assertiva. “Numa sociedade em que a comunicação instantânea carece de emoções, esse tipo de encontro e conhecimento nos desperta para a importância das nossas relações interpessoais. Nesse ambiente de comunicação instantânea, as pessoas podem dizer aquilo que não querem ou cujas consequências não foram antecipadas e esses aplicativos de mensagens não têm entonação, o carinho, o olhar, ou seja, há uma fonte natural de conflitos. Então, é importante pensar mesmo em como a linguagem vai ser transmitida. Adorei os conceitos de ‘pausa sábia’ e ‘expectativa não comunicada’, pois esta última acontece muito no ambiente. Saímos desse encontro com habilidades aprimoradas e agradeço a todos pelo envolvimento e participação, em especial, ao Núcleo de Estudos que estreou com muita sabedoria e esmero ao propor esse encontro”, disse.

“O intuito é a gente observar como está a qualidade dos nossos relacionamentos interpessoais no ambiente institucional, além de cuidar e garantir que o ambiente organizacional esteja cada dia mais sadio, na medida do possível. Então, é notório que ao longo da vida, a maior parte de nós teve treinamento para a área técnica, mas não tanto como no aspecto do comportamento. Na prática, a maior parte de nós é avaliada não só pelo nosso aspecto técnico, mas também pelo nosso comportamento, quando se tem uma ascensão na carreira, por exemplo. Então, a comunicação consciente é uma dos caminhos possíveis”, destacou a palestrante Adriana Fontes, advogada especializada nas áreas trabalhista e empresarial.

Com a expectativa devidamente comunicada e concretizada, o procurador municipal Paulo de Tarso, coordenador no Núcleo de Estudos da PGM, agradeceu a presença de todos e ressaltou as atividades futuras no núcleo. “Acho que não poderia ser melhor a nossa estreia, porque o comportamento humano é um tema que eu particularmente sou fascinado. Teve uma adesão muito boa dos colegas, acredito que foi realmente um momento de muito prazer, inclusive, de alegria, as pessoas entenderam a importância do tema e, inclusive, foi sinalizado pelo procurador geral a possibilidade de continuar, porque como a palestrante falou, o tema da comunicação consciente foi trazido de uma forma inicial, então, visualizamos a possibilidade de fazer treinamentos e continuar essa conversa de uma forma mais profunda. Além disso, temos outras ações e projetos a serem desenvolvidos pelo núcleo para que ele possa realmente ser um divisor de águas na política da procuradoria”, afirmou.